Dúvidas Frequentes
Quando e como remover o balão
A remoção do balão gástrico é feita, geralmente, 6 meses após a sua colocação e o procedimento é semelhante à colocação, sendo aspirado o líquido e retirado o balão através de endoscopia com sedação. O balão deve ser removido, pois o material do balão fica degradado com os ácidos do estômago.
Após a remoção, é possível colocar outro balão 2 meses mais tarde, porém, muitas vezes, não é necessário, já que se a pessoa adotar um estilo de vida saudável consegue manter a perder peso sem utilizar o balão.
Riscos da colocação do balão
colocação de balão intragástrico para emagrecer pode provocar náuseas, vômitos e dor na barriga durante a primeira semana, enquanto o organismo se adapta à presença do balão. Em casos mais raros, o balão pode romper e ir para o intestino, podendo provocar a sua obstrução e provocando sintomas como barriga inchada, obstipação e urina esverdeada. Nestes casos, deve-se ir imediatamente ao hospital para remover o balão.
Quando não é indicada
A colocação do balão gástrico não é recomendado para pessoas que possuem hérnia de hiato com mais de 5 cm, úlcera estomacal ou duodenal ativa, doença inflamatória intestinal, neoplasia gastrointestinal, alterações orofaríngeas, alterações no processo de coagulação, sangramentos intestinais ativos, varizes, alcoolismo ou doenças psiquiátricas.
Além disso, não é recomendado para mulheres grávidas ou pessoas que estejam fazendo uso de medicamentos anticoagulantes, anti-inflamatórios ou que possuem doenças cardiovasculares, pulmonares ou cerebrovasculares.