×

Dr. Gustavo Benevides - Especialista em Endoscopia Digestiva

Serviços

Endoscopia e Colonoscopia Pediátrica


Endoscopia Pediátrica



O que é Endoscopia Digestiva Alta Pediátrica?

É um exame indicado para avaliar a parte superior do tubo digestivo (esôfago, estômago e porção inicial do duodeno), permitindo diagnosticar e/ou tratar doenças aí localizadas. É realizada em todas as faixas etárias, desde recém-nascidos até adolescentes, e o tamanho do aparelho endoscópico a ser usado será escolhido de acordo com a idade da criança. O médico endoscopista deverá ter conhecimento em Endoscopia Pediátrica e estar habituado a realizar exames em crianças.

Quando o exame está indicado?

As indicações da endoscopia digestiva alta em crianças diferem um pouco em relação a adultos, sendo exemplos: dor abdominal crônica, vômitos persistentes, ingestão acidental de corpos estranhos ou produtos cáusticos, tratamento de malformações do tubo digestivo, entre outras.

Como é realizado?

O exame é realizado introduzindo através da boca um aparelho flexível com iluminação central que permite visualizar o interior do tubo digestivo e transmitir as imagens para um monitor. Em pediatria a endoscopia digestiva alta é realizada sempre com auxílio do anestesiologista, que ficará responsável pela anestesia da criança durante todo o exame. Desde modo, o endoscopista realiza o exame de modo seguro e confortável para a criança.

Quais são os cuidados que devo tomar para realizar o exame?

É importante que o endoscopista converse com o responsável pela criança antes de fazer o exame a fim de conhecer a saúde da criança (alergias, doenças pré-existentes, uso atual de medicamentos, etc), saber a indicação do exame e fornecer esclarecimentos sobre o exame. É necessário o preenchimento pelo responsável legal do Termo de Consentimento Informado, que orienta sobre o procedimento a ser realizado, estando o médico disponível para responder todas as perguntas e sanar todas as dúvidas dos responsáveis pela criança.

O tempo de jejum na endoscopia pediátrica varia de acordo com a idade da criança e será devidamente esclarecido pelo médico antes da realização do exame.

O que acontecerá durante o exame?

O exame é, em geral, seguro e confortável para a criança e ela não sentirá desconforto durante o mesmo. A medicação sedativa que é infundida na veia pode causar sensação rápida de ardência no local. É permitido que o responsável pela criança permaneça na sala de exame até o início da sedação, o que reduz a ansiedade tanto da criança quanto dos pais/responsáveis.

Se necessário, pequenas amostras de tecido (biópsias) podem ser coletadas durante o exame para análise microscópica detalhada. Não se preocupe – não dói.

Os exames de urgência (retirada de corpos estranhos, hemorragia) e os procedimentos terapêuticos podem ter um risco maior de complicações.

A duração média do exame é de 20 minutos, podendo necessitar de mais tempo caso precise fazer algum procedimento específico.

Quais os riscos do exame?

A endoscopia digestiva alta em pediatria é um exame seguro, mas, como todo ato médico, não é isenta de riscos. Complicações sérias são muito raras e, quando acontecem, elas estão relacionadas à sedação ou a procedimentos endoscópicos mais difíceis, como retirada de corpo estranho (moeda, bateria), dilatação de estreitamentos do esôfago, tratamento de varizes do esôfago e colocação de sonda para alimentação (gastrostomia endoscópica). Podem ocorrer queda da oxigenação, alteração da frequência cardíaca, sangramento, perfuração, entre outras. Para evitar as complicações, a criança é constantemente monitorada durante o exame e as equipes médica e de enfermagem estão habilitadas para o tratamento imediato de qualquer um desses eventos adversos.


Colonoscopia Pediátrica

Quando a Colonoscopia Pediátrica é indicada?

A colonoscopia apresenta indicações menos frequentes nas crianças quando comparamos com a realização do exame no público adulto, onde todos, mesmo que assintomáticos, devem realizar exame de rastreio inicial com 45 anos de idade. Nas crianças o exame é solicitado principalmente em casos de sangramento nas fezes, diarréia e dor abdominal persistente mesmo com tratamento adequado. As alterações mais frequentemente procuradas são os pólipos juvenis e o rastreio de doença inflamatória intestinal Além disso, entre as indicações para a colonoscopia pediátrica está o rastreio de síndromes polipóides, como a famosa polipose adenomatosa familiar.


Outras indicações para a colonoscopia pediátrica são:

Remoção de corpos estranhos;
Avaliação de achados radiológicos;
Dilatações de lesões estenosantes;
Anemia por deficiência de ferro, de etiologia desconhecida.
Como a Colonoscopia Pediátrica funciona?
A colonoscopia pediátrica consiste na introdução via retal de um aparelho tubular fino e flexível, contendo uma lente e fonte de luz em sua extremidade, permitindo avaliar o revestimento interno (mucosa) da parte final do intestino delgado (íleo), o intestino grosso e o reto. O exame é realizado sob sedação endovenosa, sendo que o paciente permanece em estado “como se estivesse dormindo” durante o exame.

Se comparado aos adultos, pode-se dizer que a colonoscopia pediátrica é mais complexa, desde o preparo intestinal, que requer a colaboração da criança ou adolescente, até a sedação, pois o paciente pode estar agitado ou, muitas vezes, assustado com a situação. No entanto, trata-se de um exame muito seguro sempre que realizado por uma equipe especializada e médico endoscopista experiente no público pediátrico.

Quanto tempo dura o exame?
Quando visa apenas à investigação, o procedimento dura cerca de 20 minutos. Entretanto, como o CEDEPI é especializado no cuidado do aparelho digestivo e atende pacientes com diversas condições clínicas, eventualmente, o tempo pode se estender, caso seja preciso realizar procedimentos específicos como biópsias e polipectomias.